terça-feira, 7 de julho de 2009

Lacerdas de Pianco - as Origens

No Livro "Ideologia e Utopia na República da Estrela" a autora Socorro Lacerda de Lacerda conta a história dos seus antepassados no Vale do Piancó.
Ela é filha de "dona Lia (Maria Paulino de Lacerda) e Cabo Estrela" e neta de "José Cavalcante de Lacerda Zuza, nascido em 1832, no sitio de Malhada da Cobra, pertencente ao Vale do Piancó, hoje Município de Conceição. Filho legitimo de Antonio Inácio de Lacerda e de Rita Pereira de Lacerda" (extraído do citado livro).
"Ministro da Guerra: Irineu Furtado de Lacerda...filho do Coronel Zuza."
"Ministro da Justiça: Antonio Cavalcanti de Lacerda...Juiz Municipal de Piancó"
"Ministro da Agricultura: Furtado de Lacerda...filho do Coronel"
"Embaixador: Luisinho Lacerda...sobrinho do coronel Zuza" Ibidem.

Certamente o livro não é acerda de genealogia mas sim a bonita história como uma familia decidiu lutar por suas terras e ideias a qualquer custo.

Mapa de Piancó.

Marizete Lacerda de Araújo ligada aos Lacerdas de Piancó, escreveu:
"Sou Lacerda de Piancó. Meu pai chamava-se João de Oliveira Lacerda e era primo de Dr. Salviano Lacerda e Dr Otávio Pires de Lacerda.
Gostaria de que pessoas descendentes deses dois grande Médicos entrassem em contato comigo"
7 de Julho de 2009 13:14

Hoje 12/07/09 recebi este seu email:

"Ontem reunimos 22 membros da família Lacerda para uma Confraternização, numa Churascaria. Foi um dia muito especial onde relembramos muitos fatos e histórias da nossa família, bem como combinamos passeios e outros encontros em família e ficou acertado de mobilizarmos mais membros para a comemoração do próximo Ano. Esse foi o ponta pé inicial e todos ficamos satisfeitos e estimulados.
Agradeçemos a vc essa tão maravilhosa inicitaiva.
Um abraço (Sabado,11 de Julho de 2009)"

Eu é que agradeço ver os Lacerdas se mobilizando, quem sabe teremos um livro sobre os diversos Lacerdas que se comunicam conosco.

18 comentários:

  1. Meu avô era de Piancó e se chamava Severino Cavalcanti de Lacerda, tinha como avós paternos Nazário Lacerda Leite e Maria cavalcanti de Lacerda e avós maternos Amâncio Leite da Silva e Luciana Leite da Silva. Seus pais eram Luis Cavalcanti de Lacerda e Petronila Leite da Silva (mãe Pepeta). Além do meu avô tiveram ainda mais 11 filhos. Mª do Carmo Leite lacerda, Joana Leite Lacerda, Donária Leite Lacerda, Mª do Rosário, Amâncio Leite Cavalcanti, Lídia, Belmiro, Antônio, Luís, Dulce e Fcº de Paula. O ai de Petronila, mãe Pepeta, minha bisavó, era filha do Padre Amâncio Leite da Silva, ela foi criada pela tia (irmã do padre) Lucrécia Leite Ramalho (mãe Teté) e Belmiro Pinto Ramalho

    ResponderExcluir
  2. meu pai:ELIEZIO PEREIRA DE LACERDA
    AVÔ E AVÓ PATERNOS:JOSE PEREIRA LACERDA(ERALDO COMO APELIDO)
    MARIA RUFINA BARBOSA
    BISAVÓ PATERNA:SE NÃO ME ENGANO JÚLIA...

    Procuro descendentes...
    Meu Lacerda é do NORDESTE...Há anos procuro o ramo perdido da minha família...
    Se alguém conheceu "JOSE PEREIRA LACERDA" irmão de "OLGA", ele foi pai de "ELIÉZIO PEREIRA LACERDA"(falecido que hoje teria 69 anos e era filho único).
    "JOSE" tbem era conhecido como "ERALDO" e morou em Natal(RN),Sobral(CE)e numa cidade do Piauí da qual não sei o nome foi casado com "MARIA RUFINA", pelas histórias familiares tenho certeza que tenho vários primos e tios...
    por favor entrem em contato.Hoje moro no RJ, abraços!!!!!!!!!
    giancarl@tce.rj.gov.br / giancarlo2@click21.com.br

    ResponderExcluir
  3. Silvia (Orkut - Familia Lacerda 7.000 membros)
    Pai- Manoel Estrela de Lacerda
    Mãe - Maria Paulino de Lacerda
    Avô - José Cavalcante de Lacerda
    Avó - maria estrela de lacerda

    ResponderExcluir
  4. Inêz
    Meus País
    Meus País:
    Raymundo bento de Lacerda e maria Cavalcanti de Lacerda.
    Município de Bonito de Santa Fé.
    Aguém aí é meu parente ?? (ibidem)

    ResponderExcluir
  5. recentemente eu visitei o cemiterio do Bomfin em belo horizonte e tirei uma foto do Jazigo da familia Lacerda que tem lá
    http://familialacerda.blogspot.com/2008/11/jazigo-lacerda.html
    quem é da familia lacerda de Belo horizonte , lagoa santa ou minas gerais em geral pode talvez encontrar antepassados neste tumulo (ibidem)

    ResponderExcluir
  6. Lucas Hariel
    Avô: José Lacerda Cavalcanti, filho de Antonio Cavalcanti Lacerda
    Cidede: Pombal - PB

    ResponderExcluir
  7. Meu pai era Lacerda de Bananeiras na Paraíba e filho de Maria Anália das Neves e Martinho Pereira de Lacerda e nós os filhos, já nascemos em Recife-PE.

    ResponderExcluir
  8. Meu pai:Severino Cavalcante de Lacerda nascido em Conceição de Piancó(filho de Pedro Quirino de Caldas e Rita Cavalcante de Lacerda),engraçado êle só ter os sobrenomes da mâe...
    Não sei ao certo o nome do meu bisavô,só sei que tinha vários filhos ,entre êles Manoel Cavalcante de Lacerda,Vicente Cavalcante de Lacerda,e outros...todos irmãos de minha avó Rita.
    Sou carioca,assim como meus dois irmãos Marcia Maria (falecida em 2008),e Pedro Sérgio.
    Marcia constituiu família na Inglaterra,casando com Peter Silcock.Teve duas filhas:Ana Elizabeth Lacerda Silcock e Maria Christina Lacerda Silcock.
    Gostaria de entrar em contato com todos da família e com Marizete Lacerda.
    Meu email para oe parentes que quiserem entrar em contato:lacerda.regina@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. procuro pela família de meu avó Manoel Cavalcanti
    lacerda, hoje já é falecido mais minhas tias procuram pelos parentes dele ele era natural de garanhus-Pernambuco saiu de lá com mais ou menos 8 anos DE IDADE QUANDO ELE FALEU EM 88 TINHA 74 ANOS SE ALGUEM TIVER ALGUMA NOTICIaS ENTRE EM CONTATO reginaceliasfranca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Evaristo, desculpe a invasão, mas tenho procurado muitos Lacerdas, q possam ser meus parentes. O bisavô do meu pai foi quem construiu o Elevador Lacerda, na Bahia. Por acaso, sua familia, tem algum vínculo com ele, ou sua familia é do Sul? Minha familia Em Salvador é a Familia Caribé e a Familia Lacerda. Caso positivo, vc me fala?
    Obrigada, Um bj
    Luciana Lacerda

    ResponderExcluir
  11. minha mãe é falecida e se chamava flávia furtado de lacerda e nasceu em mauriti no ceará meu avô se chamava dinisio furtado de lacerda não sei bem mas ele nasceu entre a paraíba com o ceará.
    minha mãe comentava muito de um parente chamado padre lacerda.
    estou procurando como a família furtado de lacerda chegou no sertão nordestino.
    valéria 1808@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Meus Tataravós:
    Joaquim Cavalcante de Lacerda e Rita Taveira dos Santos, pais de minha bisavó Angela Furtado de Lacerda.
    Antonio Pedro Terésio e Lucinda Furtado Leite, pais do meu bisavô Antonio Furtado Leite.
    Todos tinham laços de parentesco.
    Nasceu o meu avô Dionizio Furtado de Lacerda, tinha como irmãos Joaquim Furtado de Lacerda, sendo comerciante em Fortaleza, Isabel Furtado de Lacerda, conhecido como Belina, que também fixou residência m Fortaleza, José Furtado de Lacerda, que faleceu vítima de afogamento já adulto e uma menina que aos 12anos, não sabemos o nome também faleceu vítima de afogamento. Sabemos que minha bisavó Angela faleceu aos 32 anos de idade e meu bisavô não casou-se posteriormente. Gostaria de saber mais detalhes sobre meus antepassados,inclusive sobre uma tia do meu avô conhecida como Dona Chica Galega, dona de engenho na Paraíba, próximo a Cajazeiras, todos do interior da Paraíba, quanto ao meu avô Dionizio casou-se e constituiu família em Maurití, tendo como filhos Leopoldo Furtado de Lacerda,Elizete , Flávia(minha mãe), Iolanda, Claudia, Maria Eunice,Claúdio e Maria Cleonice (todos Furtado de Lacerda). Também estamos procurando os dois filhos do segundo casamento do meu tio Leopoldo,Leopoldo Furtado de Lacerda Junior e José Carlos Furtado de Lacerda(este último existe dúvidas ser Antonio Carlos), na ocasião do falecimento do meu tio residiam na região de Osasco-SP, cula mãe chamava-se Rosa Feres. Nossa família no Estado de São Paulo na sua maioria reside na região de Baurú, outro núcleo em Sorocaba e em Recife.
    Aguardo informações e agradeço antecipadamente.

    EDNA - SOROCABA
    ed_san2@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Resta uma palavra sobre três personagens envolvidos com o cangaço e que ficaram na história. O primeiro foi o Padre José Furtado de Lacerda, mais conhecido como Padre Lacerda, da Vila do Coité. Segundo os autores, ele “achava que a vontade de Deus vez por outra precisava da ajuda das armas para ser cumprida. Muito valente, andava sempre armado e cercado de homens de sua confiança” (pág. 124). Chegou a ser atacado por bandos de cangaceiros, travando-se violentos tiroteios que deixaram sua casa perfurada pelas balas

    ResponderExcluir
  14. A pag. 124 é do mesmo livro "Ideologia..." ou de outro livro?
    Obrigado pela participação, são tantos Lacerdas, seria interessante descobrir os primeiros, se isso é possivel.

    ResponderExcluir
  15. Evaristo Lacerda, vi no seu comentario que seu bisavô foi o construtor do Elevador Lacerda, portanto com certeza somos parentes, ^pois ele foi bisavô de minha mãe.
    Sou Katia Lacerda, neta de Antonio Lacerda e Dulce Padilha de Lacerda .
    Gostaria muito de saber a historia de nossa familia, caso tenha alguma informação sobre isso, peço que envie para o e-mail katiallorena@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Katia, não sou descendente de Antonio Lacerda, apenas postei o email que Luciana me mandou, infelismente ela não deixou email:

    "Evaristo, desculpe a invasão, mas tenho procurado muitos Lacerdas, q possam ser meus parentes. O bisavô do meu pai foi quem construiu o Elevador Lacerda, na Bahia. Por acaso, sua familia, tem algum vínculo com ele, ou sua familia é do Sul? Minha familia Em Salvador é a Familia Caribé e a Familia Lacerda. Caso positivo, vc me fala?
    Obrigada, Um bj
    Luciana Lacerda"

    ResponderExcluir
  17. oi deon vc poderia me dar mais informações do padre lacerda do coité pois ele era parente do meu avô Dionisío Furtado de Lacerda nasceu em Cajazeiras e foi morar em Mauriti
    meu email é valeria1808@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. Minha mãe chamava-se Lucia Pires de Lacerda, fª de Crisanto Lacerda da Costa, fº de João Baptista Silva e Jesuína Costa e Silva, e de Florentina Pires de Lacerda, fª de Basílio Pires de Lacerda c.c. N.... Meus dois avós eram Lacerda. Minha mãe nasceu na cidade de Santa Rita-PB, em 22/07/1926 e morou quando criança em Campina Grande. Ela me contou que meu avô trabalhava numa estação de trem. Também me contou uma história sobre sua bisavó, que brigou com o marido e batizou os filhos só como Lacerda, portanto uns ficaram como Lacerda e outros como Chacón. Este bisavô dela era estrangeiro, mas ela não sabia dizer de onde, só que falava enrolado, era muito alto e tinha os olhos claros, que por sinal, herdei. Minha mãe teve 9 irmãos: Manoel, Expedita, Maria José, Luis, Expedito, Lauro, Crisantina, Raimunda e Cleto. Não tenho bem certeza dos nomes, pois não tive muito contato com a família de minha mãe, nasci em Curitiba. Minha mãe casou-se com 17 anos e veio para o sul, só voltou por 2 vezes ao nordeste durante toda a sua vida. Sei que tenho parentes Chacón, em Olinda, na praia da Boa Viagem. Também tenho parentes Lacerda que moram em Olinda (primas Fátima, Sueli, Vera...), Cabedêlo, Pouso Alegre-MG (tio Luis), Niterói-RJ (tia Raimunda Lacerda Leão), João Pessoa-PB (Tio Manuel), Guilherme, meio-irmão de minha mãe, que mora, ou morava, em Brasília-DF. Tb tenho uma prima que mora em Campinas-SP e trabalha na Unicamp. Estou fazendo a genealogia de minha família, mas a parte dos Lacerda está difícil. Nenhum parente sabe informar nem a filiação dos meus avós. Será que você não tem nada em seus arquivos relativo aos meus Lacerdas? Se tiver, por favor, entre em contato pelo e-mail susynoronha arroba oi ponto com ponto br. (Escrevi assim para a net não rastrear). Ficarei aguardando um contato. Obrigada. Susy

    ResponderExcluir